Bahia Destaque

Justiça decreta prisão de policial militar sentenciado por extorsão mediante sequestro em Seabra

A juíza de direito Maria Angélica Carneiro, titular da 2ª Vara de Execuções Penais de Salvador, determinou na tarde da última segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026, a prisão do soldado da Polícia Militar da Bahia, Deivison Santana Silva. A decisão decorre de sentença definitiva com trânsito em julgado, tendo sido expedido o mandado de prisão n° 2001173,41.2022.8.05.0001.01.0001,03.

De acordo com o Ministério Público estadual, a denúncia oferecida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), pela prática do crime de extorsão mediante sequestro, tipificada no artigo 159 do Código Penal, contra o policial militar, que à época pertencia à 29ª CIPM/Seabra, terminou com uma pena de 10 anos, 7 meses e 15 dias em regime fechado. O soldado já cumpriu mais de 2 anos de reclusão em decorrência de prisão preventiva aplicada durante a instrução processual e deverá cumprir em regime fechado pouco mais de 1 ano para progredir para o regime semiaberto.

O condenado foi alvo da “Operação Vindicta”, deflagrada pelo Gaeco em atuação conjunta com a 2ª Promotoria de Justiça de Seabra. As investigações apuraram o crime de sequestro de Marilene Barbosa Costa, praticado com o objetivo de obter vantagem econômica como condição para o resgate da vítima. Até o fechamento desta reportagem, o mandado de prisão ainda não havia sido recolhido; de acordo com o apurado, o soldado está atualmente lotado no 7º Batalhão de Irecê.